ORIENTAÇÃO PARA A VI JORNADA DE AGROECOLOGIA DA BAHIA – 2019

 

Aos Núcleos de Base e Elos da Teia,

Companheiros e Companheiras,
Neste ano de 2019, será realizada uma nova Jornada da Teia dos Povos que irá acontecer em um território indígena na Chapada Diamantina-Ba. A conjuntura política do país reforça a importância da realização deste encontro como forma de fortalecer a solidariedade e a ação conjunta entre movimentos, povos e comunidades. Será um espaço de celebração e união, capaz de conectar sociedade, natureza e ancestralidade em um único espaço, reunindo vários elos de resistência e luta. Nessa perspectiva, a Teia dos Povos convoca os Elos e Núcleos de Base com algumas orientações para organizar e mobilizar nossos coletivos, no intuito de fortalecer e garantir a nossa VI Jornada de Agroecologia da Bahia nas Terras Payaya.

1. Sobre os alojamentos:
Na Jornada haverá área para camping direcionada as caravanas participantes, assim, será necessário que cada caravana oriente sua base sobre a necessidade de levar: barracas para camping, itens de higiene pessoal, colchonete, rede, lençol, prato, talheres, copo.

2. Sobre as cozinhas:
Haverá espaços para montar as cozinhas, assim, é necessário que cada caravana garanta sua estrutura de cozinha (fogão, botijão, panelas/tachos, alimentação).

3. Sobre a Alimentação:
Pedimos aos elos/Núcleos de Base, para se responsabilizarem pela alimentação de seu coletivo, especialmente para quem tem uma alimentação restrita. Pedimos que os Elos e NBs garantam produtos da terra: hortaliças, frutas, verduras, polpas, aipim, farinha, feijão…entre outros.

4. Sobre a Feira dos Povos:
A Feira agroecológica do Povo é um importante espaço sócio cultural, onde há trocas de saberes e fazeres. É um espaço de interação entre os povos que preservam a diversidade da cultura popular e alimentar. Portanto, é necessário que tod@s tragam artesanatos, sementes, alimentos, roupa artesanal…. É preciso que os interessados se inscrevam na plataforma da Teia dos Povos (disponível no site de inscrição) para participarem da feira.

5. Sobre a apresentação de pôster:
Haverá uma equipe do científico e pedagógico que antes e durante a Jornada estará orientando e acompanhando as submissões de trabalhos. As propostas devem ser encaminhadas para jornadautinga@gmail.com.

6. Sobre as oficinas:
Convidamos os Elos e NBs a proporem Oficinas para serem realizadas durante a Jornada. Sabemos que nosso povo possui muito conhecimento sobre plantas medicinais, artesanatos, práticas agroecológicas, produção de alimentos (doces, geléias…), produção de cosméticos naturais… etc. Assim, convidamos aqueles e aquelas que desejarem facilitar uma oficina a entrarem em contato conosco, para compartilharem o conhecimento com o nosso povo durante VI Jornada.

7. Sobre as comissões de trabalho:

Cozinha e Limpeza
Limpeza: Durante os cinco dias, é importante que os espaços estejam limpos e organizados, para isso é necessário que todos os participantes se mobilizem e cuidem do espaço.
Cozinha: As cozinhas serão organizadas por região, cada Elo e Núcleo de Base se organizarão e montarão a estrutura de cozinha com outras caravanas de acordo a região que atua. É importante que cada caravana venha com sua equipe de cozinha já montada para facilitar no processo organizativo.

Disciplina e segurança
A segurança é autogestionada, por isso, é importante que cada NB traga pessoas que possam colaborar na segurança e disciplina dos espaços coletivos.

Saúde
Durante a Jornada é importante que a medicina popular esteja articulada com o setor de saúde, este, terá o papel responsável de organizar as dimensões do cuidado no dia a dia da Jornada, envolvendo a saúde preventiva com práticas tradicionais como os fitoterápicos e o uso de plantas medicinais, nesse sentido é importante que as caravanas venham com algumas pessoas ligadas a esse perfil para assumir essa tarefa.

Mística/Cultural
Cada dia será apresentada uma mística antes de iniciar as atividades. Haverão durante as atividades intervenções culturais e ao final do dia teremos apresentações artísticas das diversas regiões. Cada Elo e Núcleo de Base terá espaço para apresentar as místicas, rituais e culturas de suas regiões. Por isso, é importante que tragam: materiais de ornamentação (tecidos, bordados, flores naturais, plantas, esteiras, balaios, cestos, peneiras, artesanatos em geral), os símbolos de luta que representam os territórios/Movimentos (Bandeiras, estandartes, maracás, sementes…), instrumentos musicais (tambor, pandeiros, violão…) e muita animação.

Terreiro Lúdico
Durante os dias da Jornada haverá atividades pedagógicas voltadas para as crianças participantes do evento. As atividades trabalharão a identidade, educação agroecológica, o lúdico como mecanismo de valorização dos saberes popular, utilizando arte, brincadeiras e músicas voltados para o Tema: Terra, Território, Águas e Ancestralidade: Tecendo o Bem Viver. Para tanto, as atividades necessitam ser conduzidas por pessoas que já atuam com crianças de maneira pedagógica. Permitindo assim que as crianças participem como seres protagonistas junto a seus pais e demais participantes na Jornada de Agroecologia.

*Atenção: É importante que as caravanas que estão distantes da Chapada Diamantina, saiam de suas regiões ou estado, um ou dois dias antes do início das atividades, para que possam organizar com antecedência e participar de toda programação da jornada.
*As inscrições estarão disponíveis no site: teiadospovos.com.br
Estamos à disposição e desejamos que os espaços de Pré-Jornada sejam animadores e fortaleçam as caravanas rumo a VI Jornada de Agroecologia da Bahia!
Um forte abraço!

 

Equipe do Pedagógico – Teia dos Povos

 

 

 

MAIORES INFORMAÇÕES:
E-mail: teiadospovos.livre@gmail.com
TELEFONES PARA CONTATOS: Solange Brito (73) 98116 – 3894,
Juvenal Payaya (71) 98885-8815,  Deysiane Ferreira (73) 98133-1032,
Therezinha Pôtíra (31) 99236-0113.

 

LEIA TAMBÉM:

 

INSCRIÇÕES PARA A VI JORNADA DE AGROECOLOGIA DA BAHIA

CARTA CONVITE PARA A VI JORNADA DE AGROECOLOGIA DA BAHIA

COLABORE COM VI JORNADA DE AGROECOLOGIA DA BAHIA

OPÇÕES DE ÔNIBUS E HOSPEDAGEM PARA QUEM IRÁ PARA A VI JORNADA DE AGROECOLOGIA DA BAHIA

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS PARA A VI JORNADA DE AGROECOLOGIA DA BAHIA

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE RELATOS DE EXPERIÊNCIA PARA A VI JORNADA DE AGROECOLOGIA DA BAHIA

 

 

 

ORIENTAÇÃO GERAIS PARA A VI JORNADA DE AGROECOLOGIA DA BAHIA – 2019

4 opiniões sobre “ORIENTAÇÃO GERAIS PARA A VI JORNADA DE AGROECOLOGIA DA BAHIA – 2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *