DENÚNCIA: ACAMPAMENTO DA FAZENDA CALIFÓRNIA, EM SANTA CRUZ CABRÁLIA, É NOVAMENTE INVADIDO POR PISTOLEIROS

A comunidade de agricultores que vivem na Fazenda Califórnia, no distrito de Santo André, em Santa Cruz Cabrália (BA), sofreu novos ataques na última sexta-feira (04/07). Segundo relatos, a ação foi parecida com o crime que aconteceu no dia 21/08. Foi identificado, além de quatro homens, o mesmo policial civil que comandou a investida no primeiro episódio. As vítimas contam que os carros, um siena e um palio, tinham vidros fumês. 

Novamente barracos foram queimados, ferramentas foram roubadas e agressões físicas aterrorizaram as 135 famílias que vivem no local há anos. Uma testemunha, que preferiu não ser identificada, nos contou que os criminosos ameaçaram retornar ao acampamento e assassinar agricultores. “Eles reviraram um dos barracos, rasgaram os outros, falaram que é melhor que a gente saísse daqui, disseram que iam tocar fogo no barraco com pessoas dentro. As pessoas ficaram amedrontadas, eu mesmo não consegui dormir de sexta para sábado e nem de sábado para domingo”.

A Fazenda Califórnia é palco de conflitos pela terra há quase uma década. Atentados desse tipo são constantes, pois há um empresário na região que quer tomar a área. “Essas terras eram de uns portugueses que trabalhavam com avestruzes. Com o passar do tempo não tinham mais condições para arcar com as dívidas e saíram. Isso faz 15 anos. Desde então a terra ficou abandonada e um grupo de pessoas foram e montaram um acampamento. Daí começaram as represálias do cara que quer se apropriar da terra”, relata.

De acordo com a testemunha, atualmente a comunidade se organiza em uma associação, que está brigando pela posse. Mas, devido à hostilidade muitos associados já não moram no local. “Agora tem advogado, que já entrou com a parte jurídica. E desde então as ameaças começaram”, completa.

Destruição de habitações, ameaças de homicídio, e roubo de ferramentas de trabalho. Foto revela a brutalidade dos pistoleiros.

 

LEIA MAIS:

http://teiadospovos.com.br/portal-da-teia-2020/denuncia-homens-armados-invadiram-comunidade-e-hostilizaram-moradores-em-santo-andre-distrito-de-santa-cruz-cabralia/